Somos parte da sua família

Amamentação em tempos de Covid-19

Amamentação em tempos de Covid-19

por Daniele Pimenta e Tainá Souza, enfermeiras neonatologistas e pediátricas, além de consultoras de amamentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MinSaúde), baseados em estudos atualizados, orientam a não suspensão da amamentação em suspeita ou vigência da Covid-19 em lactantes, pois não há comprovação científica sobre transmissão horizontal. O que isso significa? Que o bebê em aleitamento materno exclusivo não corre o risco de contrair a doença pela amamentação.

Sabe-se que alguns cuidados são importantes. Listamos alguns:

  • Manter higiene redobrada, utilizar álcool em gel ou lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê para amamentar e sempre que realizar tarefas com o bebê tais como: troca de fraldas, banho etc.;
  • Usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação;
  • A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada;
  • Limpeza constante de superfícies com álcool 70%.

Vale ressaltar os inúmeros benefícios do aleitamento materno para o bebê, dentre os quais destaca-se a imunidade que fornece ao bebê.

Amamentar além de um grande ato de doação é de proteção, pois diversas substâncias encontradas no leite materno fornecerão imunidade durante toda a vida da criança.

Em tempos de pandemia onde todos lutam por uma vacina, não vamos privar o bebê desta grande vacina natural que é o aleitamento materno.

Com precaução e cuidado tudo é possível!

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .