Somos parte da sua família

Entenda de uma vez por todas o que é colostro

Entenda de uma vez por todas o que é colostro

por Daniele Pimenta e Tainá Souza, enfermeiras neonatologistas e pediátricas, além de consultoras de amamentação

Colostro é o primeiro líquido que sai dos seios da mulher que acabou de parir. Ele pode durar até cinco dias, varia de mulher pra mulher. Muitas mamães se confundem quando dizemos que colostro não é leite, mas isso não significa que não alimenta ou que tem que ser jogado fora.

Esse líquido com aspecto meio sujo é a principal vacina do bebê nos primeiros dias de vida. E é tão valioso que dá ao bebê 80% da imunidade que ele precisa logo que nasce, sabia?

Muitas mães ficam inseguras em alimentar suas crias somente com colostro achando que eles podem ficar com fome e acabam recorrendo a fórmulas ou ficando nervosas, o que é ruim para a produção do leite.

Até aproximadamente o quinto dia de vida do bebê é o colostro que alimenta, nutri e protege nossos filhos … e acreditem protege mesmo.

O colostro é um líquido tão rico que atualmente tem sido usado através da ‘colostro terapia’ para melhorar a imunidade de prematuros extremos (bebês que nascem antes de 28 semanas de vida, isto é, por volta do 6º/7º mês de gestação). São oferecidas gotinhas preciosas a esses pequenos grandes guerreiros. Ah, é importante também que as mamães se lembrem que o estômago do bebê é muito pequeno, poucos mLs de colostro já são suficientes para alimentá-los. Essa é mais uma evidência de que colostro não só alimenta, como confere proteção para a vida.

Em meio a essa pandemia da Covid-19, que estamos vivendo, o colostro é uma vacina poderosa para os recém-nascidos, sabiam?

Existem pesquisas sendo feitas com gotas de colostro de mães infectadas para estudar possível proteção. São tantas evidências que nos fazem acreditar e, mais ainda, afirmar que: COLOSTRO, sim, alimenta. COLOSTRO, sim, confere proteção!

Ahh… um recado para as mamães gestantes que todos os dias apertam seus seios para verem se há colostro! Os seios não devem e não precisam ser estimulados durante a gestão. Calma! A natureza é sábia esse líquido poderoso virá quando existir alguém aqui fora que precise dele, ok?

Daniele Pimenta e Tainá Souza

enfermeiras neonatologistas e pediátricas, além de consultoras de amamentação

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .