Quais são as 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil? — Dicas para você estimular o seu filho.
- junho 28, 2023
- 8:55 am
Facebook
Twitter
LinkedIn
Conhecer as fases do desenvolvimento cognitivo infantil é importante para as mamães e papais identificarem precocemente possíveis atrasos no desenvolvimento da criança.
Conforme o psicólogo Jean Piaget, o aprendizado da criança está ligado ao ambiente e estímulos aos quais ela é exposta, e à sua capacidade intelectual de se adaptar ao meio.
Jean, ainda aponta que o processo de aprendizado de habilidades essenciais, acontece em 4 fases, que podem ser divididas segundo a idade das crianças.
Então, quais são os estágios do desenvolvimento infantil e como estimular? Vamos ver?
Estágio sensório-motor — do nascimento até cerca de 2 anos.
Nesta etapa, a criança começa a criar consciência sobre o próprio corpo, seus sentidos e movimentos.
Como estimular?
Apresentar diferentes cores, texturas, sons e cheiros para o bebê, brincadeiras com dança, música e movimentação corporal são recomendadas neste período.
Estágio pré-operacional — 2 a 7 anos.
Durante este estágio, as crianças desenvolvem a memória e a imaginação. Eles também podem entender as coisas simbolicamente, porém, a criança ainda baseia sua visão de mundo na própria interpretação, em vez da real percepção dos fatos.
Como estimular?
O ideal é propor jogos e brincadeiras em equipe para promover a interação.
Estágio operacional concreto — de 7 a 11 anos.
Durante este estágio, as crianças se tornam mais conscientes, compreendendo melhor os conceitos morais de certo e errado, passando a agir com mais empatia.
Como estimular?
Uma excelente forma de incentivar uma boa aprendizagem das crianças é trabalhar com a escola e com os amigos, encorajando seu filho a fazer novos amigos e realizar exercícios de raciocínio lógico.
Estágio operacional formal — a partir de 11 anos.
Durante esse estágio, as crianças são capazes de usar a lógica para resolver problemas, ver o mundo ao seu redor e planejar o futuro, tendo capacidade cognitiva bem parecida com a de um adulto.
Como estimular?
É preciso trazer os seus gostos pessoais à tona. Dessa forma, estimular a leitura técnica e realizar conversas profundas e críticas é o caminho ideal.